LulaA expansão do ensino médio integrado no Ceará ganhará reforço a partir da construção de 20 escolas com recursos do Governo Federal da ordem de R$ 113 milhões. Nesta quinta-feira, dia 10, às 13 horas, o presidente Lula assinará a ordem de serviço que vai garantir os novos espaços
educacionais. A solenidade ocorrerá em Sobral, município localizado na Região Norte do Estado, distante 235 quilômetros de Fortaleza.

As unidades que começam a funcionar, no próximo ano, vão atender aos municípios de Acaraú, Aurora, Beberibe, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Icó, Ipu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Mauriti, Pedra Branca, Quixeramobim, Sobral, Tamboril, Tauá, Tianguá, Trairi e Várzea Alegre. Em Acaraú e Mauriti, os novos prédios vão receber os alunos de duas escolas de educação profissional já implantadas.

Escolas de Educação Profissional

Em 2008, cumprindo o compromisso assumido com os cearenses, o Governo do Estado criou as primeiras 25 Escolas de Educação Profissional, que oferecem, em período integral, o Ensino Médio junto com cursos técnicos profissionalizantes. Um total de 4.450 estudantes foram beneficiados com a ação. Neste ano, mais 26 novas Escolas de Educação Profissional foram inauguradas. E em 2010, outras 49 serão abertas, totalizando 48 mil vagas.

Atualmente, já são mais de 12 mil jovens em todo o Ceará que, além das aulas regulares, estão tendo também a oportunidade de aprender uma profissão. Os cursos oferecidos são : Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.

Instituto Federal

Ainda em Sobral o presidente Lula e o governador Cid Gomes inauguram oficialmente os Campi do Instituto Federal do Ceará (Ifece), núcleos de Sobral e de Limoeiro do Norte. Atualmente o Estado conta com 9 unidades do Ifece e até o final de 2009 serão construídos mais 3 unidades.
Na solenidade inaugural haverá visitação a laboratórios de recursos hídricos e da indústria. A inauguração do Campus de Limoeiro do Norte será realizada por meio de vídeo conferência.

Fonte:casa civil
Assessoria de Imprensa da Seduc

Anúncios