Dom FernandoFoi anunciado, nesta quarta-feira (1º), pelo papa Bento XVI o novo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife. O anúncio aconteceu exatamente um ano depois de dom José Cardoso Sobrinho ter apresentado o pedido de renúncia por ter completado a idade máxima permitida para ficar no cargo, 75 anos. O arcebispo completou 76 anos de idade ontem.

O novo arcebispo de Olinda e Recife será dom Antônio Fernando Saburido, 62 anos. Ele é pernambucano, nascido no Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB.

LEIA MAIS

» Saburido vai suceder um homem forjado na disciplina e obediência

Também foi nomeado nesta quarta o novo bispo da diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Dom Jacinto Bergmann, 57, sucede a dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da CNBB.

Dom Jacinto Bergmann foi ordenado padre em 1976, foi nomeado bispo auxiliar de Pelotas em 2002, onde ficou até 2004, quando foi transferido para Tubarão. Com mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, exerceu inúmeras atividades antes do episcopado sendo, inclusive, subsecretário geral de pastoral da CNBB entre 2001 e 2002.

LEGADO – Dom José dirigiu a arquidiocese desde o dia 15 de julho de 1985. Ele substituiu Dom Helder Pessoa Camara (1909-1999), arcebispo emérito de Olinda e Recife, que tinha assumido a arquidiocese em 1964. Diferentemente da situação atual, o pedido de renúncia de dom Helder foi aceito de imediato pelo Vaticano.

AUDIO

Fonte:jc online

Anúncios