Há 35 anos não tínhamos uma cheia tão grande na cidade de Cruz, água que seria para os invernos futuros, nos parece que caíram todas agora. Varias localidades estão aflitas e em estado de pânico.O rio Acarau não para de encher e isso deixa ainda mais as pessoas preocupadas sem saber o que fazer.Segundo as pessoas mais idosas a maior enchente já registrada seria a de 1974,em que deixou varias pessoas ilhadas,separadas da cidade mãe a Acarau na época. Tudo que se precisava tinha que recorrer aquela cidade; E sem ponte, algo que ligasse uma localidade a outra ficava difícil procurar serviços médicos que é o essencial, ainda mais em tempos de inverno, em que as pessoas adoecem mais. Neste ano de 2009 parece que o mesmo se repete,o que se ver são pessoas cada vez mais com medo de ter suas casas invadidas por água,os quintais,terraços e frentes tem se transformado em verdadeiras piscinas naturais.
Veja abaixo flagras que nossa equipe do cruzonline conseguio captar.São imagens impressionantes.O preocupante nesta temporada de inverno são as doenças que com a cheia do rio sempre aparecem devido a falta de cuidado.

Sabemos que a leptospirose está presente em águas sujas como estas nas fotos,crianças bricam e se divertem diante do perigo.Onde estão os pais? ? O grau de contaminação desta água qual seria?O lixo talvez não seja o grande vilão,mais sim o que ele atrae,Ratos,moscas,baratas etc.Doenças são como a leptospirose são as mais presentes em águas como estas que vemos. Sabemos que a principal forma de adquirir a doença é através do contato com a água de enchentes e inundações.Quando acontece uma enxurrada, a água da chuva se mistura com a água presente em esgotos e bueiros, geralmente contaminada pela urina de ratos. A bactéria, que realiza movimentos de espiral, penetra no corpo dos animais e dos seres humanos através da pele, principalmente se houver arranhão ou ferimento, e das mucosas. Os sintomas iniciais da doença em pessoas são muito parecidos com os da gripe, como febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Porém, quem tem leptospirose também apresenta icterícia, ficando com uma cor alaranjada na pele, e dores musculares, principalmente na região da panturrilha (batata-da-perna). Cuidado é o que devemos ter,principalmente com as crianças,pois elas não sabem o perigo que estas águas representam,para elas tudo é festa.